Opinião: Êxtase Mortal (J.D. Robb)

Êxtase Mortal de J.D. Robb
Editora: Chá das Cinco/SdE (2009)
Formato: Capa mole | 268 páginas
Géneros: Mistério, Romance contemporâneo, Ficção científica
Sinopse.

(A edição lida estava em inglês mas apresentam-se os dados da portuguesa)

O quarto livro da série "Mortal" abre com a lua de mel de Eve e de Roarke, fora do planeta, numa futura estância de luxo (ainda em construção). Mas Eve nunca consegue (nem quer) muito tempo livre e aparentemente, a morte persegue-a: um suicídio no local, vai ser o ponto de partida para o próximo mistério que Eve terá em mãos.

Êxtase Mortal, foi mais uma leitura agradável com a sua escrita fluída, personagens intrigantes e ritmo regular e nunca entediante. O mistério é bastante fácil de resolver, como sempre, mas não tira por isso encanto à leitura.

Desta vez, Eve depara-se com uma série de suicídios que ela considera suspeitos. As vítimas morrem com um sorriso de pura alegria na cara e Eve luta para provar que existe influência externa (ou seja, que se tratam de homicídios). Surge neste livro um interessante debate (que achei que podia ter sido bastante mais aprofundado, mas pronto) sobre a "natureza versus a educação" que vai ainda mais longe do que o descrito em Divergente e entra mesmo na influência da composição dos nossos genes e como isso pode determinar por completo as nossas escolhas.

Outro aspeto que achei interessante é que, pela primeira vez, a arma do crime é um dispositivo existente neste mundo de ficção científica desenvolvido por J.D. Robb.

A narrativa continua a incluir tanto os passos de Eve para descobrir o que se passa como o desenvolvimento da sua vida pessoal, com Roarke. Este livro contém acontecimentos bastante fortes que poderiam ter tido, na minha opinião de leitora, um impacto mais forte nestes dois personagens. Achei que foi um conflito que se resolveu demasiado depressa e que, tendo em conta o passado de Eve, não deveria ter sido assim. Mas pronto.

No geral, mais uma boa leitura. Cada vez gosto mais desta série policial e de ficção científica que combina diversos elementos como a construção e desenvolvimento do mundo, das personagens e da história de forma tão equilibrada e envolvente. Ainda bem que a série tem muitos outros livros para devorar.

Outros livros da série:

Comentários