07 abril 2010

Opinião: Acheron (Sherrilyn Kenyon)

Acheron by Sherrilyn Kenyon
Editora: Casa das Letras (2009)
Formato: Capa mole | 682 páginas
Géneros: Romance, Fantasia Urbana
Sinopse (Casa das Letras): Um deus nasceu há onze mil anos. Amaldiçoado num corpo humano, Acheron teve uma vida de sofrimento. A sua morte humana originou um horror indescritível que quase destruiu a Terra. Trazido de volta contra a sua vontade, tornou-se o único defensor da humanidade. Só que não foi assim tão simples...
Durante séculos, lutou pela nossa sobrevivência e escondeu um passado que não desejava revelar. Agora, tanto a sua sobrevivência, como a nossa, dependem da única mulher que o ameaça. Os velhos inimigos estão a despertar e a unir-se para matá-los - aos dois.
"Acheron" é na verdade o décimo-quinto livro de uma série (Predadores da Noite) que está correntemente a ser editada em português pela Saída de Emergência, havendo já três volumes disponíveis para compra. O porquê deste livro em particular ter sido traduzido por uma editora diferente é um mistério, mas o certo é que, apesar de poder ser lido por si só (pois contar a história de Acheron, é contar, em parte, a história dos Predadores da Noite), haverá referências a diversas personagens que aparecem, não só nos volumes acima mencionados mas também em volumes posteriores, ainda não traduzidos. Isto pode causar alguma confusão ao leitor; daí não perceber o porquê da publicação deste livro. Mas adiante.

Cada livro desta série (Dark-Hunters, no original) se centra numa personagem (nomeadamente num Predador da Noite) e em como esta consegue redenção através do amor. Para situar os eventuais leitores desta crítica, passo a explicar o que são estes "Predadores da Noite"; são homens e mulheres (mais homens, são mais propensos à vingança e dão heróis torturados muito melhores) que deram a alma à deusa grega Artemis (deusa da caça e do parto) em troca de um momento de vingança. Consumada essa vingança, estes humanos ficam sob o comando da deusa, perdendo algumas capacidades (como a de caminhar sob a luz do sol) e ganhando outras (como a imortalidade e uma força superior à dos humanos. Adivinhem como é que os humanos lhes chamaram ao longo dos séculos. :p). O objectivo de Artemis é criar um exército que possa combater os Daimons, umas criaturas que sugam as almas das pessoas para sobreviver.

Ao longo dos séculos, Artemis tem reunido as almas de muito boa gente. Cada livro, como disse, conta a história de um Predador da Noite, e de como, depois de muita choradeira, ele ou ela consegue de volta a sua alma (e mortalidade).

Ora se há um livro sobre Acheron então ele deve ser... pois é, um Predador da Noite. Mas não um Predador da Noite qualquer. Acheron (ou "Ash" como gosta de ser tratado) é o mais antigo de todos, o primeiro Predador da Noite e o líder de todos eles. É por isso que aparece em muitos dos livros da série, sendo uma personagem fulcral. Assim, escrever a sua história, depois de 15 livros era certamente uma tarefa difícil... mas penso que a autora conseguiu!

Não esperava qualquer rigor histórico e não o encontrei, claro; encontrei meramente uma versão fantasiada da Grécia antiga (e de como se processam escavações arqueológicas, infelizmente), mas não o li pela veracidade histórica, por isso não me importei grandemente.

O livro tem duas partes. A primeira relata o passado de Acheron (que começa em cerca de 9000 a.C.); o seu nascimento, crescimento e o sofrimento atroz que o leva a tornar-se um Predador da Noite. Esta foi a parte que mais gostei, pelas descrições da perdida Atlântida e pela imaginação delirante da autora em relação à mitologia atlante (e também ao seu uso da grega). O passado de Acheron, o seu envolvimento com Artemis e a criação dos Predadores da Noite deu uma leitura extremamente interessante e aditiva.

Já a segunda parte, passa-se nos dias de hoje. É basicamente a "história de amor" do Acheron. Desta parte já não gostei tanto... pareceu-me que tudo aconteceu um bocado a correr e sinceramente não senti as "faíscas" entre os dois protagonistas. Também não gostei de Tory (aquela que rouba o coração de Acheron) por aí além, achei-a irritante. Na verdade, esperava mais da história de Acheron, uma vez que ele é uma personagem tão importante e especial na série, mas a história de amor não difere em muito das encontradas noutros livros sobre personagens menores. Convém referir também que "Acheron" não está, infelizmente, livre daquelas cenas algo "fatelas" que a autora gosta de incluir nos seus livros (como dançar ao som das músicas disco do filme "Dança Comigo". Oh vá lá!). Mas pronto, isso é um mal menor.

No geral, uma boa obra dentro do romance paranormal, que se lê muito rapidamente e com gosto, apesar do seu assustador número de páginas. Recomendado para fãs deste tipo de romances e fãs da série.

24 comentários:

Tinkerbell disse...

tb quero mt ler mas quando descobri que era o nr 16...perdi um pouco a vontade!

Ana C. Nunes disse...

Não me atrevo a ler este sem antes ler os outros, mas já tinha ouvido falar muito do Acheron e da sua história. Fiquei curiosa, mas não o suficiente para o meter à frente dos restantes 15. Vá se lá saber porque decidiram publicar assim em Portugal.

slayra disse...

Ana, a própria autora diz que não é necessário ler os livros por ordem uma vez que cada um se centra apenas numa personagem específica.
Mas na verdade, depois de quinze livros aparecem, em "Acheron" bastantes personagens que já tiveram o papel principal noutros livros da série. Tens o Kyrian da Trácia, que é o heroi do segundo livro (já traduzido) mas depois tens também o Valerius que é só o protagonista do sétimo.

Realmente vá-se lá saber porque publicaram o livro... os mistérios das editoras. O_O

De qualquer modo eu comprei alguns livros da série na Bertrand do Chiado e os outros consegui no Bookmooch (antes de todos os americanos decidirem que o Bookmooch se devia tornar uma comunidade exclusivamente americana e deixarem de enviar livros para fora).

thelma disse...

ola!!! eu sou fã da serie mas tou um pouco confusa.. eu ja tenho 3 livros mas n sei se estou a ler a serie desde o inicio.. o primeiro q li foi a historia do julian alexander, depois o kyrian e a historia do talon.
Será q me podem dizer a ordem certa dos livros?
Obrigada!

slayra disse...

Olá thelma. Essa é a ordem correcta. O primeiro livro da série Dark-Hunter, tecnicamente, é a história do Kyrian (Dark-Hunter, #1), seguindo-se a história do Talon (Dark-Hunter, #2). No entanto, considera-se a história do Julian (Amante de Sonho) como um prólogo (digamos que é o livro zero) uma vez que se passa no mundo dos Dark-Hunters mas o próprio Julian não é um Dark-Hunter.
Este livro (Acheron) é já o número 15 da série. Se queres ler em ordem, aconselho-te a continuares a colecção da Saída de Emergência, eles estão a publicá-la em ordem. De qualquer modo, aqui fica a lista de livros da série, com os títulos em inglês e em português (se traduzidos) por ordem:

00 - Fantasy Lover / Amante de Sonho (Julian/Grace)
01 - Night Pleasures / Prazer da Noite (Kyrian/Amanda)
02 - Night Embrace / O Abraço da Noite (Talon/Sunshine)
03 - Dance with the Devil (Zarek/Astrid)
04 - Kiss of the Night (Wulf/Cassandra)
05 - Night Play (Vane/Bride)
06 - Seize the Night (Valerius/Tabitha)
07 - Sins of the Night (Alexion/Dangereuse)
08 - Unleash the Night (Wren/Maggie)
09 - Dark Side of the Moon (Ravyn/Susan)
10 - The Dream-Hunter (Arik/Geary)
11 - Fear the Darkness (mini-história sobre o Nick)
12 - Upon the Midnight Clear (Adron/Leta)
13 - Devil may Cry (Sin/Katra)
14 - Dream Chaser (Xypher/Symone)
15 - Acheron / Acheron (Acheron/Tory)
16 - One Silent Night (Stryker/Zephyra)
17 - Dream Warrior (Jericho/Delphine)
18 - Bad Moon Rising (Fang/Aimee)

carla disse...

nao é necessario le los por ordem. eu comecei pelo acheron e foi este livro que me viciou para continuar a ler os outros. cada livro fala de uma personagem especifica, não ha uma ordem logica nem as historias se complementam. alias, o acheron foi escrito para nos explicar a estranha criatura de é o ASH. o pk de ser um deus e um predador. o pk de nao falar a ninguem do seu passado.
eu ja li os 6 livros traduzidos ate agor e acreditem...vale a pena esperar!!!! sao fantasticos.
beijokas e nao desistam destes predadores....

Unknown disse...

Eu já li 4, escapou-me um pelo meio que já encomendei. Esta leitura é viciante e só espero que traduzam os restantes livros rapidamente!!
Eu acho importante ler seguido, escapou-me o livro do Talon, no livro do Zarek fazia referência e não estava a perceber nada. No livro do predador Wulf uniram-se todos para combater um deamon. Se não conhecermos as histórias anteriores torna-se mais confuso. Apesar de se conseguir perceber a história na mesma.
O Ash é uma personagem que nos faz ficar a pensar... Se lermos o livro dele primeiro vamos perceber coisas que não era suposto percebermos inicialmente. Por isso, mesmo já tendo o livro do Acheron sido traduzido... vou esperar e ler os anteriores primeiro!
Os meus parabéns à autora!

Unknown disse...

Eu sou completamente louca pelos livros, devoro cada um que sai... Até agora, já tenho todos, e morro de ansiedade pelos próximos... Não sabia é que eram tantos! Maravilhoso, irei ter mais desta bela leitura ainda por uns tempos! hehe
Ah, e o livro do Ash, foi o primeiro que li, e por ter adorado, fez com que me agarrasse ao resto... agora, provavelmente, haverá coisas que só farão mais sentido depois de saídos os livros pela ordem descrita anteriormente, pois aconteceram coisas no livro do Ash, que nos anteriores não se sabe, logo, parece que não se encaixa lá muito bem, mas é óptimo na mesma!

Quero um predador da noite só para mim, será que se arranja um? *

Unknown disse...

Oi...
Eu estou super confusa !!! eu já li 26 livros,eu li na ordem que uma amiga minha me enviou,nesta ordem o livro do ache era o 22 ,o livro do wren eu achava que não existia ate 2 minutos atrás,mas o último livro que eu li foi do fang que é o 26 de acordo com a forma que minha amiga me enviou,mas eu acho que a ordem dela ta errada,você poderia por favor me enviar a ordem certa,incluindo os livros dos were-hunter e dream-hunter!!!
Meu email: mmm.rock@hotmail.com
Beijos,Michelly

X'ana disse...

ola eu so completamente viciada na saga e ja li 8 o primeiro que li foi o prazer da noite so depois li o amante de sonho e o acheron e confesso que adorei o acheron a propria historia dele explica os comportamentos que ele tem com os restantes perdadores da noite e no sedução na noite ha uma referencia do que o ash é, para quem ja leu o acheron nesse livro percebe os pk.. sao livros muito bons mas nao sabia quantos eram e agora fiquei admirada quando soube :)

Adriana disse...

Ola pessoal!
Eu ainda não percebi uma coisa, existe duas editoras a publicar os livros da saga predadores da noite? Os livros que eu tenho em casa são todos edições do Chá das Cinco, mas eu li aqui sobre as edições Saída de emergência.
Eu já li os 8 livros publicados pelo cha das cinco, mas gostaria de saber se ha alguma editora que esteja mais avançada em termos de traduçao dos livros para portugues, é que eu estou ansiosa para ler o 9º livro :), e já agora quantos livros sao ao todo? por favor respondam-me as estas perguntas, estou um bocadinho confusa :) e ja agora acho a serie incrivelmente viciante e espectacular, devorei os livros todos. xD

slayra disse...

Adriana: a marca ou chancela "Chá das Cinco" faz parte da Editora Saída de Emergência. Por isso estamos a falar dos livros da Chá das Cinco, os mesmos que tu tens e não estás a perder nenhum livro, lol. :D

Só mesmo este livro, o Acheron (que é para aí o 15º da série) é que foi publicado por uma editora diferente, a "Casa das Letras". :)

Não sei bem quantos livros são ao todo, já deve ir nos 22 pelo menos. A autora continua a escrever livros desta série, acho que sai um por ano, ou mesmo dois (em inglês, claro). O.o

Adriana disse...

Slayra: Muito obrigada pelas respostas :)

A tradução do livro do Acheron está bem feita? Assim eu vou comprá-lo visto que estou mortinha por saber os segredos dele :)

Unknown disse...

Olá!
Achei a tua crítica bem construída mas apenas tenho algo a apontar. Os Predadores da Noite não bebem sangue humano. Aliás estão proíbidos de fazer isso faz parte do seu juramento.
Os Daimons, que são os vampiros neste mundo, precisam da alma para sobreviver. O sangue é apenas um bónus.
É apenas um pequeno reparo.
Sou grande fã da SK e achei o livro do Acheron excelente. =)

slayra disse...

Obrigada pela correção. ^_^

Unknown disse...

Em primeiro, quero dizer que adorei o blog. :) Continuação de um bom trabalho.
Em segundo lugar, quero dizer que sou um fã incondicional da Saga DH, por isso criei um blog dedicado a saga. "Dark-Hunter Portugal". Na minha opinião até agora o melhor livro que li foi o do Acheron. Está semana tive a oportunidade de ler o último que foi publicado " O Diabo Também Chora" na qual adorei de ler. Neste momento adoro o livro do Acheron e do " O Diabo Também Chora" mas para ser sincera, existe sempre um espaço especial para cada um é impossível dizer que existe algum horrível.
Deixo aqui a oportunidade se quiserem visitar o blog sobre a saga e estar a par das últimas novidades. Também está no facebook e no twitter
http://darkhunterportugal.blogspot.pt/

Unknown disse...

olá... eu sei que a ordem está postada em cima, mas gostaria de saber se já saiu mais algum nos EUA... se a escritora escreveu um novo. Pbrigada :p

Unknown disse...

olá. Reparei agora que, segundo a ordem afixada acima pela slayra a editora saltou dois livros (Fear the Darkness eUpon the Midnight Clear) alguém me pode "elucidar" sobre o assunto? :p
obrigada e beijinhos gente linda!

slayra disse...

Olá Ana Rute. Quanto à colecção completa, podes vê-la toda aqui: http://www.sherrilynkenyon.com/book-series/dark-hunter/?sort=0&page=3. Desde que postei aquela lista saíram:

19. No Mercy
20. Retribution
21. The Guardian
22. Time Untime

O Fear the Darkness provavelmente não foi publicado por ser um conto... quanto ao "Upon the Midnight Clear", não sei.

Unknown disse...

ok... obrigada pela resposta e pela ajuda slayra!! beijinhos!! :p

Unknown disse...

olá, desculpa chatear mais :p mas sabes quem são os protagonistas dos novos livros?

obrigada e beijinhos gente linda! :*

Unknown disse...

olá! viinha só dizer, que me informei junto da editora sobre as questões que coloquei em cima, e a editora disse-me que não tinham saltado nenhum livros, que estavam a seguir a ordem de leitura recomendada no site da autora http://www.sherrilynkenyon.com/print-list/?series-id=157 e que a história Fear The Darkness (Teme A Escuridão) foi publicado na revista Bang! 12 e que poderíamos fazer aqui o download http://www.saidadeemergencia.com/produto/-o-202434/revista-bang-o-202437/revista-bang-no12-ebook/
o Upon The Midnight Clear será o volume seguinte a ser publicado no mês de Outubro, e que não tinham informações em relação ao livro Acheron.

beijinhos gente linda!

Unknown disse...

eu tenho este livro...e não li os outros 14...mas podem ter a certeza q cadalivro é diferente,nao é nenhuma saga em continuação....aconselho vos a lê-lo mesmo sem os outros...é um livro c inicio,meio e fim,poe nos a chorar,poe nos a sorrir,da nos prazer...é tanta a mistura d sentimentos que se torna um livro arrebatador...leiam no...não pensem nos outros livros porque cada um tem a sua historia,nenhuma se associa

Unknown disse...

eu tenho este livro,ja o li e acreditem cada livro tem a sua historia...não pensem q este livro é a continuação de outros,porque não é....aconselho vos a ler pk acreditem,vai mexer mt c a vossa sensibilidade q iram chorar,sorrir ter prazer,etc....arrebatador..P.S- cada um destes 15 livros tem a sua historia e nenhum deles se associa