09 janeiro 2009

Catalogar livros online

Catalogar a nossa bliblioteca online, onde outros amantes da leitura a possam ver e mesmo comentar é hoje em dia muito comum; uma moda, mesmo.

Existe um número muito razoável de websites onde podemos exibir a nossa biblioteca, embora a maioria deles só tenham edições em inglês. Mas mesmo isso tem solução; com alguns "tags" podemos especificar que o livro está editado em português.

O site mais popular para catalogar livros online é o Librarything. O processo de registo é bastante simples (basta escolher o username e a password desejados, inseri-los nos campos como se estivessemos a efectuar um login e pronto) e o site está traduzido em várias línguas, incluindo o português (encontram-se também muitas edições portuguesas). O único problema é que este serviço não é gratuito; uma conta anual custa 10 dólares e uma vitalícia, 25 dólares. As contas grátis só podem inserir até 200 livros na sua biblioteca.

Quem não quiser pagar para exibir a sua biblioteca completa pode optar por um site diferente. Existem outros onde os amantes de livros podem recorrer; mas estes sites, embora ofereçam serviços gratuitos são inferiores, em alguns aspectos ao Librarything.

Destes "outros" sites para catalogar livros, o mais famoso é o Shelfari. O seu interface é também bastante bom, com "estantes virtuais". O maior problema com este e outros sites do género é o facto de só apresentar versões inglesas dos livros e do próprio interface ser em inglês.

Para além do Shelfari, podemos ainda referir o Internet Book Database (que tem a grande vantagem de oferecer livros), o Reader 2 Library ou o Bookjetty entre outros.

Catalogar, classificar e escrever críticas
Se o seu objectivo principal for manter uma lista dos livros que lê e até mesmo classificá-los e escrever críticas, existem também sites onde o poderá fazer.

O mais famoso destes é o Goodreads. Este serviço é inteiramente grátis e permite ao leitor adicionar os livros que está a ler, que tenciona ler ou que leu. Permite ainda catalogar esses livros por categorias através da criação de tags. Tem a enorme vantagem de possuir informação de edições estrangeiras.

Outro site deste género é o Booktagger, que tem um interface agradável, mas é algo difícil de utilizar.

5 comentários:

WhiteLady3 disse...

Eu adoro o Goodreads, pelo que nunca me ocorreu recorrer a outro site para catalogar livros.

slayra disse...

O librarything pode ser bastante interessante, também. ^^ Eu uso o GoodReads para fazer listas dos livros que leio (mas deixei de fora as séries juvenis, senão nunca mais acabava... só dos Cinco são 21 livros, mais uns 30 e tal de "Uma Aventura", e ainda a colecção "Viagens no Tempo" e o Triângulo Jota). :D

WhiteLady3 disse...

Eu também só coloco os que vou lendo recentemente. Estou a pensar fazer um inventário dos livros que tenho em casa, mas acho que não dá para recorrer a nenhum destes sites, a não ser para tirar ideia do modo de inventário, porque a maior parte dos livros está em português e são antigos, pelo que não deve de haver informação disponível sobre eles na net.

Unknown disse...

Gostei muito do artigo, muita informação e da boa que é difícil de encontrar.

Inscrevi-me no Goodreads, está engraçado. Mas a falta de informação sobre os livros portugueses é um inconveniente grande.

Mesmo na net não encontramos informação dos nossos livros pelo ISBN, até a nossa biblioteca nacional não tem uma boa indexação por ISBN (ao contrário dos outros países) que impossibilita o user de software de indexação. :(

Tim disse...

Hey. This is the LibraryThing guy. When you go to pay on LibraryThing it turns into "pay what you want" (minimum $1). Would you like some free memberships? I'm happy to give you as many as you want, to send to your readers.

Tim